Criação de emprego bate recorde

Em um resultado surpreendente até para o governo, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho registrou em agosto a criação de 242,1 mil postos de trabalho com carteira assinada. O saldo foi recorde para o mês e quase o dobro dos 138,4 mil novos empregos contabilizados em julho. Foi o também o melhor resultado desde setembro do ano passado, quando a crise mundial entrou em sua fase aguda. Naquele mês, foram criados 282,8 mil empregos formais. Os dados de agosto reforçaram o otimismo que tomou conta do governo Lula em relação à economia brasileira e do mercado de trabalho, levando o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, a avisar que no mês que vem deve rever para cima a projeção de criação de "mais de um milhão de postos em 2009".
De janeiro a agosto, o resultado líquido do Caged ficou positivo em 680 mil postos, apesar de em janeiro, quando a crise ainda estava em sua fase mais aguda, terem sido fechadas 101,7 mil vagas. O bom resultado de agosto foi explicado pela retomada das contratações na indústria e pelo forte desempenho do setor de serviços, embora comércio e construção civil também mereçam destaque. Lupi preferiu apontar para o crescimento generalizado do emprego em diversos setores.
 
O Brasil deverá começar a exportador derivados de petróleo em grande escala a partir de 2017, quando as cinco novas refinarias a serem construídas pela Petrobras estiverem funcionando. A previsão foi feita ontem pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, em audiência na Câmara, ao dizer que em 2017 o país estará produzindo 3,6 milhões por dia e consumindo 2,6 milhões de barris. O excedente deverá ser exportado como derivados. “Estaremos exportando 1 milhão de barris de petróleo por dia.
É metade de nosso consumo atual” – disse Lobão. Até 2017, o Brasil deverá continuar exportando petróleo bruto. Hoje, a autosuficiência é parcial, pois o país precisa importar petróleo leve para as refinarias. Em evento no Ipea, o presidente Lula disse que o governo não tem direito de brincar com petróleo, nem de jogar fora oportunidades de desenvolvimento. “Estamos vivendo quase um momento mágico na História deste país. O desafio é não jogarmos fora (o século XXI) como jogamos o século XX – disse Lula.
 
 
COM ISSO MILHARES DE NOVAS OPORTUNADES VIRÃO, POR ISSO REAFIRMO A NECESSDADE DE ESTARMOS QUALIFICADOS PARA AS VAGAS QUE ESTÃO POR VIR.