OGX anuncia presença de petróleo e gás na seção eocênica do poço 1-OGX-4-RJS.

A OGX do empresário Eike Batista anunciou a presença de petróleo e gás na seção eocênica do poço 1-OGX-4-RJS, no bloco BM-C-42, em águas rasas da parte sul da Bacia de Campos. Segundo comunicado enviado ao mercado, a OGX detém 100% de participação neste bloco.

O poço OGX-4 situa-se a aproximadamente 79 quilômetros da costa do Estado do Rio, onde a lâmina d'água é de aproximadamente 150 metros. A sonda Ocean Quest, fornecida pela Diamond Offshore, inicou as atividades de perfuração no dia 26 de dezembro de 2009.

De acordo com o comunicado, foi identificada uma coluna com hidrocarbonetos de aproxidamente 90 metros. A perfuração do poço continua em andamento até a profundidade total estimada em 3.400 metros. A bacia de Campos é a maior região produtora de petróleo no país, com cerca de 80% do total de cerca de 2 milhões de barris de petróleo produzidos no Brasil por dia.

Desde o início das operações, a OGX já perfurou quatro poços como operadora (OGX-1, OGX-2A, OGX-3 e OGX-4) e um poço em parceria com a Maersk (MRK-2A). No poço OGX-1, que recebeu o nome de Vesúvio, no bloco BM-C-43, também na Bacia de Campos, foi identificada área com reserva estimada entre 500 milhões e 1,5 bilhão de barris de óleo equivalente (boe), anunciada em outubro.
No OGX-2A (Pipeline), no bloco BM-C-41, a primeira descoberta foi em 12 de novembro. No dia 22 de dezembro, com a finalização da perfuração, o volume estimado para todos os reservatórios foi de 1 bilhão a 2 bilhões de boe. O OGX-3 (Waimea) tem profundidade estimada de 4 mil metros.