Profissional da área de Engenharia é o mais procurado em setembro

O Brasil foi um dos poucos países menos afetados pela crise mundial. Isso provocou o interesse de muitas empresas multinacionais em investir aqui. Além disso, há outros atrativos, tais como a exploração do pré-sal, a Copa do Mundo de futebol de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Todos esses eventos estão abrindo um variado mercado para diversas empresas, e por conta disso já há mais vagas em São Paulo e no Rio de Janeiro, por exemplo.


A maioria dos setores industriais está ampliando seus quadros, visto que boa parte das importações veio dos fabricantes de autopeças. “É importante que os brasileiros se preparem para o surgimento de novos mercados. O País precisará logo de muitos profissionais capacitados para atender a demanda de mão-de-obra especializada decorrente desses investimentos”, observou Hélio Terra, Presidente da Ricardo Xavier Recursos Humanos.

Carreiras em destaque:

Segundo levantamento da Ricardo Xavier Recursos Humanos, são estas as áreas de formação dos profissionais mais procurados no mercado de trabalho:

1. Engenharia (20,19%)
2. Administração de Empresas (12,99%)
3. Ciências Contábeis (6,59%)
4. Economia (3,41%)
5. Publicidade, Propaganda e Marketing (3,08%)
6. Psicologia (2,84%)
7. Direito (2,34%)
8. Tecnologia da Informação (1,36%)

Para 43,26% das vagas não houve solicitação de graduação específica, exigindo-se apenas formação superior.



Setores em alta

De acordo com a pesquisa da consultoria, foram abertas 2.120 vagas novas em setembro, contra 2.057 em agosto. As áreas que mais se destacaram foram: Administrativa, com 15% das posições; Comercial, com 11%; de Engenharia, com 10%; e de Recursos Humanos, com 9%. O restante das vagas se dividiu da seguinte forma: Tecnologia da Informação (6%), Industrial e Financeira (5%), Marketing (4%), Jurídica e Logística (3%) cada, e outras (23%).

Sobre a pesquisa

O levantamento da Ricardo Xavier Recursos Humanos abrange as seguintes localidades: São Paulo (Capital e Grande SP), Campinas (e Interior de SP), Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Bahia. Dentre elas, as que mais abriram vagas foram: São Paulo (29%), Rio de Janeiro (25%), Bahia (13%), Campinas (10%), Minas Gerais e Rio Grande do Sul (9% cada uma); e Paraná (4%