O Petróleo - 30/01/2011

O petróleo tem origem a partir da matéria orgânica depositada junto com os sedimentos. A matéria orgânica marinha é basicamente originada de microorganismos e algas que formam o fitoplâncton e não pode sofrer processo de oxidação. A necessidade de condições não-oxidantes pressupõe um ambiente de deposição composto de sedimentos de baixa permeabilidade, inibidor da ação da água circulante em seu interior. A interação de fatores, matéria orgânica, sedimentos e condições químicas apropriadas são fundamentais para o início da cadeia de processos que leva à formação do petróleo, todavia sua preservação torna-se mais difícil em função do meio oxidante onde vivem.

É constituído por uma mistura de hidrocarbonetos, se uma mistura contém uma maior porcentagem de moléculas pequenas seu estado físico é gasoso e quando a mistura contém uma maior porcentagem de moléculas maiores seu estado físico é liquido, nas condições normais de temperatura e pressão.

O petróleo possui centenas de compostos químicos e é comumente separado em frações de acordo com a faixa de ebulição dos compostos.

No estado líquido o petróleo é uma substância oleosa, inflamável, menos densa que a água, com cheiro característico. Reservatórios diferentes de petróleo dão óleos com características diferentes. Alguns são pretos, densos, viscosos, liberando pouco ou nenhum gás, enquanto que outros são castanhos ou bastante claros, com baixa viscosidade, liberando quantidade apreciável de gás. Outros reservatórios produzem somente gás. Entretanto, todos eles produzem análises elementares semelhantes: Hidrogênio 11 - 14%, Carbono 83 - 87%, Enxofre 0,06 - 0,08%, Nitrogênio 0,11 - 0,1,7%, Oxigênio 0,1 - 0,2%, Metais Até 0,3% .

Os principais grupos de componentes dos óleos são os hidrocarbonetos saturados, os hidrocarbonetos aromáticos, as resinas e os asfaltenos. Os hidrocarbonetos saturados constituem o maior grupo, formado por alcanos normais (n-parafinas), cerca de 14%, isoalcanos (isoparafinas), cerca de 16% e cicloalcanos (naftenos) cerca de 30%. Os hidrocarbonetos aromáticos compreendem os aromáticos propriamente ditos, os naftenos aromáticos e os benzotiofenos e seus derivados. Os aromáticos estão estão presentes com cerca de 30% e as resinas e asfaltenos com cerca de 10%.

(THOMAS, J.E. Fundamentos de engenharia de petróleo. Petrobras. Rio de Janeiro. Interciência, 2004)

Fabíola Odete Rodrigues