Projeto final sobre pré-sal será apresentado a ministros dia 18

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva discutiram nesta terça-feira, dia 11, os últimos pontos sobre o marco regulatório do pré-sal.
Depois dos acertos com o presidente, o texto, que segue para apreciação no Congresso Nacional, será apresentado a outros membros do governo na reunião ministerial do próximo dia 18.
Lobão não acredita que a urgência na votação do projeto, como quer o governo, seja prejudicada pela crise institucional que atinge o Senado. "O Congresso, tradicionalmente, lida com muitas questões ao mesmo tempo. São homens comprometidos com o espírito público, não acredito que [a urgência] será prejudicada", afirmou.
O ministro disse que desconhece as intenções do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, para que haja compensações sobre a emissão de dióxido de carbono (CO2) durante a extração do petróleo da camada pré-sal. "Isso também é novidade para mim", afirmou.
Lobão reafirmou que o mesmo modelo de percentuais de royalties continuará valendo para os blocos já licitados do pré-sal, mas a partir de agora a distribuição vai mudar.
O ministro garante que o novo marco regulatório vai respeitar o modelo atual que prevê que 50% dos royalties e participações especiais sejam recolhidos para a União (40% para o Ministério de Minas e Energia e 10% para o do Meio Ambiente), 40% aos estados produtores e 10% aos municípios.
"O pré-sal é uma nova história que hoje ainda não existe. Portanto, não se trata de tirar de ninguém, até porque nos 25% do pré-sal já existentes (descobertos, licitados e em fase de exploração) o direito está garantido".
Segundo o ministro, as decisões legais a serem adotadas no novo marco regulatório dirão respeito apenas aos 75% da área do pré-sal ainda não licitados. "Essas serão leis amplamente debatidas por toda a sociedade, inclusive com a bancada do Rio de Janeiro participando desse debate."
Lobão garantiu que "nada será feito às escondidas, mas rigorosamente às claras e com amplas possibilidades de intervenção".
Ao lembrar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda não se posicionou sobre os três anteprojetos de lei encaminhados pela Comissão Mista criada para a sua elaboração, o ministro afirmou que a Constituicão é clara ao estabelecer que o subsolo pertence à União. "E é por isso mesmo que a distribuição será feita entre todos os entes da Federação, até porque os argumentos utilizados pelos estados e municípios que não são beneficiados pelos royalties é de que eles também são filhos de Deus."
Lobão também garantiu que o Rio de Janeiro não perderá nada do que está recebendo hoje. "Nós estamos apenas fazendo uma lei nova para o que ainda não existe. E esses três projetos que serão encaminhados pelo presidente Lula vão ser votados pelos deputados e senadores do Rio, de São Paulo e do Espírito Santo (os principais beneficiados pelo pré-sal), mas também pelos dos outros 24 estados".
O ministro confirmou que a Petrobras, no modelo proposto ao governo federal, será a única empresa operadora do pré-sal e que mesmo havendo licitações, as empresas vencedoras terão a estatal brasileira como sócia.
As declarações foram dadas por Edison Lobão durante reunião, no dia 8 de agosto, com os prefeitos da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro). A prefeita de Campos, Rosinha Matheus, presidente da entidade, entregou ao ministro uma carta com a posição dos prefeitos fluminenses sobre a questão dos royalties.
A Ompetro sugere, para as reservas do pré-sal, o estabelecimento de uma faixa de 40% para a fixação dos royalties, mantendo-se os critérios atuais estabelecidos na demarcação geográfica em linhas ortogonais, em acordo com a atual Lei do Petróleo. Os 60% restantes ficariam destinados ao formato analisado pelo governo federal, configurando "um modelo misto".
A organização alega que os atuais campos produtores do estado são, em sua maioria, maduros, e que estudo da própria Empresa de Pesquisa Energética (EPE) indica que boa parte dos municípios do estado do Rio terá uma perda de receita em royalties estimada em R$ 17,15 bilhões até 2017, em decorrência da queda gradativa de produção desses campos.

Vagas do Dia - 12/08/2009

VAGA PARA TÉCNICO DE PLANEJAMENTO
Para trabalhar com CUSTOS.Desejável conhecimento do Software RM SOLUM, e Ms Project.
VAGA PARA COMPRADOR

Desejável conhecimento do Software RM SOLUM.
Currículo Sem Pretensão Salarial e Fora do perfil serão descartados.Interessados Encaminhar currículo para:
marcelo.lima@santabarbarasa.com.br; marcelocruz01@gmail.com
_______________________________________________________________________

Vaga: Analista Pleno (Macaé)
* Formação em Engenharia ou Administração completos; * Mínimo três (3) anos de experiência em atividade industrial,tendo participado na implementação da sistemática de manutenção ematividade industrial e/ou construção e montagem; * Residir, preferencialmente em Macaé; * Regime CLT; * Informar pretensão salarial.
Irá desenvolver:
· Elaboração de metodologia de implantação de planos demanutenção, inspeção e calibração.
· Revisão dos planos de manutenção, inspeção e calibração dosequipamentos e enquadramento na metodologia elaborada.
· Elaborar estratégias de manutenção de acordo com asespecificidades da unidade e condições de operação dos equipamentos.
· Padronização dos planos de inspeção, calibração e manutençõespreventiva e preditiva.
· Padronização, Implantação e Gestão dos Processos no Módulo PM(Manutenção e Inspeção) do SAP R/3.
· Elaboração, a critério da CONTRATANTE, do Plano de Manutençãoe Lista de sobressalentes para itens críticos, com base em ferramentasde análises de perigos e confiabilidade, consolidados com o Plano deInspeção e com as áreas de Manutenção e Reparos Navais.

Currículo deve ser enviado em formato Word para
r.gama@accenture.comaté 24/Agosto/09.
Colocar no campo Assunto do email: Vaga Macaé - Indústria Petróleo Gás
CURRÍCULOS SEM PRETENSÃO SALARIAL NÃO SERÃO ANALISADOS



_______________________________________________________________________
Recrutamos para multinacional do segmento de Petróleo, para trabalhar embarcado em FPSO, em Vitória-Espírito Santo. Só serão considerados curriculuns de profissionais com a experiência abaixo solicitada. Não estamos selecionando profissionais sem experiência em Plataformas FPSO e que nunca trabalharam embarcados.

Operadores de Produção de Petróleo – 03 Vagas
Técnico em Química ou Mecânica, inglês avançado, sólida experiênciacomo Operador de Produção de Petróleo em Plataformas FPSO, emseparação de óleo, compressores de gás, desidratação de glicol,sistemas HPU, sistema de água produzida, operação de sistema deinjeção de água, filtragem grossa/fina.


Moço de máquinas/Marinheiro de máquinas – 04 Vagas
Experiência em tarefas de manutenção e operação dirigidas pelosupervisor de praça de máquinas; auxiliar o oficial de máquinas nastarefas do quadro de serviços; realizar rondas constantes afim degarantir o bom funcionamento dos equipamentos mecânicos da praça demáquinas; realizar manutenção geral (incluindo tratamento e pintura),engraxamento e lubrificação de equipamentos; manter a praça demáquinas limpa e arrumadaSe possível algum conhecimento de inglês.Com certificação de acordo com STCW.Embarcar 14x14 em Vitória

Marinheiro de Convés – 02 Vagas
Experiência em tarefas operacionais no convés e na sala de máquinas,como também tarefas de manutenção sob a supervisão do Capataz deconvés. Executar pintura, limpeza com jatos, raspagem e limpeza geralrelacionada à manutenção das estruturas de aço.Se possível conhecimento de inglêsEmbarcar 14x14 em Vitória.

Soldadores- 02 Vagas
Experiência com solda de Tubulações em Manutenção em FPSOs. Deverá terconhecimentos de Tornearia.Embarcar 14x14 em Vitória.

Técnico de Mecânica- 03 Vagas
Experiência na área de manutenção em FPSO, em atividades para garantiro funcionamento seguro e eficiente de todos os aspectos do equipamentooperacional na instalação. Garantir que toda a planta e equipamentosde emergência estejam em boa ordem operacional. Garantir o usoeficiente e econômico para minimizar o consumo de combustível e óleopara garantir a máxima disponibilidade de maquinaria o tempo todo.Inglês intermediário.Embarcar 14x14 em Vitória.


GEÓLOGO - para atuar na Base em Macaé
Inglês fluente, experiência na área de Perfuração de Poços, como "MudLogging".


Informar cargo a que se candidata e pretensão salarial.
Currículum, URGENTE, para
psicologos@psicologosassociados.com.br