CONCEITOS EM ECOLOGIA

Ao perceber a enorme dificuldade de colegas de trabalho iniciantes e de estudo, resolvi colocar uma integra relacionada aos conceitos principais de alguns termos muito usados no meio das Ciências Ambientais.

Ecologia = Biologia ambiental. Estudo da relação de um organismo ou de grupos de organismo com o ambiente em que vivem, ou estudo das relações que os organismos mantêm entre si.
Ecólogo = Cientista que estuda tais relações dos seres vivos.
Ecologismo = Movimento Ecologista. Termo introduzido em 1979, significando um movimento ideológico aparelhado com dupla visão, composta de um elemento político autônomo e de um movimento social que conduz a sociedade a valorizar seus desejos culturais e a natureza.
Ecologista = Ambientalista. Adepto do movimento ecologista.
Ecossistema = Sistema ecológico natural, constituído por seres vivos (componentes bióticos) em interação com o ambiente (componente biótico) onde existe um fluxo de energia que conduz a uma estrutura trófica, uma diversidade biológica e uma ciclagem de matéria, com uma interdependência entre os seus componentes.
Biótico = Que tem vida. Componentes vivos de um ecossistema.
Abiótico = Sem vida. São os fatores ambientais físicos (ex. clima), químicos (ex. água e oxigênio como inorgânicos, e ácidos húmicos como orgânicos) de um ecossistema.
Trófico = Relativo à alimentação.
Biomassa = Massa de matéria viva. Matéria orgânica viva, presente num determinado tempo por unidade de área ou de volume (de água).
Biota = Todos os componentes vivos de um determinado sistema ecológico ou ecossistema.
Biodiversidade = Diversidade biológica. Variação do número de espécies em determinado ecossistema.
Biosfera = Ecosfera. Espaço do globo terrestre ocupado pelos seres vivos. Portanto, refere-se a toda superfície terrestre (litosfera), as águas (hidrosfera) e a porção da atmosfera habitada pelos organismos que voam ou que flutuam.
Adaptações = Adaptação ecológica. Capacidade que tem determinado ser vivo de ajustar-se a um ambiente, devendo-se entender que "ajustar-se" é uma conseqüência genética.
Habitat = Biotopo. Determinado espaço ou ambiente onde os fatores físicos e biológicos se interagem, formando condições mínimas para a manutenção de um ou de muitos organismos.
Cadeia Alimentar = Série de organismos de um ecossistema, através dos quais a energia alimentar proveniente dos produtores, que são os clorofilados, é transferida de um organismo para outro, numa seqüência de organismos que ingerem e que são ingeridos. A cadeia é, em geral, constituída pelos seguintes níveis tróficos, produtores primários, consumidores de primeira ordem ou herbívoros, que devoram os produtores primários, em seguida vem os consumidores de segunda ordem ou carnívoros de primeira ordem, que se alimentam dos herbívoros; seguem-se os consumidores de terceira ordem, que devoram os consumidores de segunda ordem, e assim por diante.
Teia Alimentar = Rede alimentar. É um entrelaçamento de diversas cadeias alimentares, ou seja, as cadeias alimentares não são seqüências isoladas e por isso podem estar interconectadas através de um ou mais de seus componentes.
Antrópico = Relativo ao ser humano. Quando se refere a "meio antrópico" queremos dizer tudo que diz respeito ao homem, ou seja, os fatores sociais, econômicos e culturais, em interação com o ambiente em que ele vive.
Agrossistema = Agroecossistema = Ecossistema agrícola. Sistema ecológico introduzido e manipulado pelo homem, constituído por seres vivos (biótico) em interação com o ambiente (biótico)
Agroecologia = Aplicação de princípios ecológicos nas ciências agronômicas.
Poluição = Efeito acarretado pelo procedimento humano de lançar na natureza, resíduos, dejetos ou qualquer outra material que altere as condições naturais do ambiente, contaminando ou deteriorando a fonte natural de recursos: ar, terra e água, sendo prejudicial ao próprio homem ou a qualquer ser vivo.
Conservação = É o manejo dos recursos do ambiente, com o propósito de obter-se a mais alta qualidade sustentável da vida humana, sem que esses ambientes percam sua originalidade.
Preservação = Ação de proteção e/ou isolamento de um ecossistema com a finalidade de que ele mantenha suas características naturais, por constituir-se como patrimônio ecológico de valor.
Contaminação = resultado do contato de organismos, geralmente o ser humano, com substâncias nocivas à saúde, tais como substancias tóxicas ou radioativas ou organismos patogênicos. A contaminação refere-se ao efeito do contato com solventes.
Deterioração = Ação ou efeito de deteriorar. Por em mau estado, danificar, estragar, arruinar.
Desenvolvimento Sustentável = Ecodesenvolvimento. Melhoria da qualidade de vida, dentro da capacidade de suporte dos ecossistemas, ou desenvolvimento visando às necessidades do presente, sem comprometer-se à disponibilidade de recursos que as gerações futuras necessitarão, ou desenvolvimento sócio-econômico, respeitando e procurando manter as características da natureza, sendo portanto baseado em princípios ecológicos, para exploração dos seus recursos; esperando-se com isso, que sejam evitados o desperdício e a degradação ambiental.
Degradação = Redução de um recurso natural renovável até um certo nível de produção sustentável, ou seja, refere-se a explotação até uma taxa limite de reconstituição natural.
Explotação = Ação ou efeito de explorar.Explorar economicamente os recursos naturais de uma determinada área.