BÁSICO DE PETRÓLEO

O que é?
É uma substância oleosa, inflamável, menos densa que a água, com cheiro característico e de cor preta, basicamente constituído de hidrogênio e carbono (hidrocarboneto).

Onde se encontra?
O petróleo somente é encontrado em bacias sedimentares, ou seja, em bacias geológicas provenientes de sedimentos vegetais, minerais e animais depositados durante os milhares de anos.
Como foi formado?
O petróleo nasce numa rocha de formação (rocha geradora) através da transformação de materiais sedimentados, com alta temperatura e pressão.
Após formado nesta rocha o petróleo sofre um processo de migração através das fendas das rochas até achar uma rocha porosa (reservatório) que seja coberta por uma outra rocha selante (trapa).
Métodos de procura
Métodos Geológicos: Geologia de superfície, Aerofotogrametria, Geologia de subsuperfície.
Métodos Potenciais: Gravimetria e Magnetometria .
Métodos Sísmicos: Sísmica.
Quais são os equipamentos/materiais e recursos usados na perfuração de poços de petróleo?
Equipamentos:

Alguns dos equipamentos para manuseio de coluna de tubos:

(a) Estrutura da sonda: torre, mesa rotativa, sistema de elevação/movimentação, bombas de “lama”. Em uma sonda de petróleo a estrutura que surge em primeiro plano é a torre, uma estrutura metálica em treliças, que tem, entre outras funções, a de sustentar o conjunto de tubos (drill pipes) denominado de coluna de perfuração, enroscados um a um através das chaves flutuantes.
No alto da torre há um conjunto de polias fixas (bloco de coroamento) e outro móvel com um hook em sua extremidade (catarina). Na base da torre (drill floor) um guincho pelo qual passa um cabo de aço interligando-o com o bloco de coroamento e a catarina. Esse guincho, comandado pelo sondador, é destinado a elevar ou descer a coluna de perfuração.
No centro do drill floor, alinhada com o centro do bloco de coroamento, temos a mesa rotativa (M.R.). A mesa rotativa possui um orifício central, pelo qual passa a coluna de perfuração. Mesa rotativa e coluna de perfuração (drill pipes) tornam-se solidários pelo encaixe da cunha para drill pipes na mesa. Possantes motores acionam a mesa rotativa, em velocidades reguláveis, transmitindo o movimento de rotação para a coluna de perfuração.
A coluna de perfuração é composta por tubos de perfuração (DP), tubos HW (intermediários) e tubos pesados - DC ou comandos - , cuja funções são aplicar peso sobre a broca (fornecido pelos DC’s, preservando desse esforço os tubos de perfuração), transmitir rotação para a broca e permitir a circulação de fluidos.

(b) Brocas


Quanto às brocas, colocadas na ponta da coluna, é o equipamento que perfura, lasca, quebra e tritura as Formações. Podem ser de vários tipos e tamanhos, a depender da profundidade e do tipo de rocha a ser perfurada.

(c) Fluido de Perfuração
Finalmente, o elemento responsável por carrear o cascalho, refrigerar e lubrificar a broca, conter as paredes do poço e evitar a irrupção de gás e/ou óleo (kick) é o fluido de perfuração, popularmente conhecido como LAMA. Esta lama recalcada por bombas especiais (bombas de lama), atinge a broca e passa por seus bordos, retornando à superfície pelo espaço anular compreendido entre a coluna de perfuração e as paredes do poço.