O EFEITO ESTUFA

O aquecimento global é causado pelo aumento do chamado efeito estufa. Ele sozinho não é ruim, já que permite que a Terra fique aquecida o suficiente para que a vida continue.
É possível imaginar a Terra como um carro estacionado sob o Sol. O carro fica sempre muito mais quente por dentro do que por fora se permanecer exposto ao Sol por um tempo. Os raios do Sol entram pelas janelas do carro, e uma parte de seu calor é absorvida pelos assentos, painel, carpete e tapetes. Quando esses objetos liberam o calor, ele não sai pelas janelas por completo. Uma parte é refletida de volta para o interior do carro. O calor irradiado pelos assentos é de um comprimento de onda diferente da luz do Sol que entrou pelas janelas. Então, certa quantidade de energia entra, e menos quantidade de energia sai. O resultado é um aumento gradual na temperatura interna do carro.
Quando os raios de Sol chegam à atmosfera e à superfície da Terra, aproximadamente 70% da energia fica no planeta, absorvida pelo solo, pelos oceanos, pelas plantas e outros. Os 30% restantes são refletidos no espaço pelas nuvens e outras superfícies refletivas. Mas mesmo os 70% que passam não ficam na Terra para sempre (se isso acontecesse, ela se tornaria uma bola de fogo). As coisas em torno do planeta que absorvem o calor do Sol eventualmente irradiam este calor. Um pouco vai para o espaço, e o resto acaba sendo refletido para a Terra ao atingir certas coisas que ficam na atmosfera, tais como dióxido de carbono, gás metano e vapor de água. O calor que não sai pela atmosfera terrestre mantém o planeta mais quente do que o espaço sideral, porque mais energia está entrando pela atmosfera do que saindo. Isso tudo faz parte do efeito estufa que mantém a Terra quente.
Como seria a Terra se não houvesse o efeito estufa? Provavelmente ela se pareceria bastante com Marte. Marte não tem uma atmosfera grossa o suficiente para refletir o calor para o planeta, então lá fica muito frio. Alguns cientistas sugeriram a transformação da superfície de Marte enviando fábricas que exalariam vapor de água e dióxido de carbono no ar. Se pudéssemos gerar material suficiente, a atmosfera começaria a engrossar a ponto de reter mais calor e permitir a sobrevivência das plantas na superfície. Depois que as plantas se espalhassem por Marte, elas passariam a produzir oxigênio. Depois de algumas centenas ou milhares de anos, Marte poderia realmente vir a ter um meio ambiente em que os humanos pudessem sobreviver graças ao efeito estufa.

Por Prof° Alexandre Guimarães

OGX inicia perfuração de seu 1º poço na Bacia de Santos

A OGX, petroleira do grupo EBX, do empresário Eike Batista, deu início à perfuração, como operadora, de seu primeiro poço localizado na Bacia de Santos, no litoral de São Paulo. A companhia, no entanto, é sócia da Maersk em outro poço no local, cuja perfuração já foi concluída. Como operadora, a empresa só havia perfurado poços nas águas da Bacia de Campos, no litoral do Rio de Janeiro.O poço que começará a ser perfurado está localizado no bloco BM-S-59, em águas rasas.

O primeiro prospecto do poço, denominado Natal, será perfurado pela sonda Ocean Quest, fornecida pela Diamond Offshore, que, de acordo com a OGX, já se encontra na locação. A operação foi iniciada no mesmo dia em que a empresa divulgou descoberta de indícios de hidrocarbonetos, nos poços OGX-7 e OGX-10, ambos localizados no bloco BM-C-42, em águas rasas na parte sul da bacia. A exceção do poço operado pela Maersk, todos os outros poços são 100% da OGX.