ROV - Robótica Submarina

Em geral, no mundo tem sido grande a tendência de automatização e robotização dos processos industriais. Na Indústria do Petróleo, em particular na área “Offshore”, além de uma tendência, a robotização é uma necessidade ditada pela impossibilidade da presença do homem em altas profundidades.
A definição básica do termo ROV, é a de um Veículo de Operação Remota não tripulado, com um sistema de Comunicação de Dados e Transferência de Potência entre a superfície e o mesmo através de um umbilical.
Estes equipamentos possuem alta tecnologia em sua concepção inclusive utilizando-se em seu projeto e construção equipamentos similares aos utilizados em aviação e sistemas aeroespaciais.
Classificação dos veículos Submarinos existente atualmente no mercado mundial.
Classe 1 – Veículos somente de observação.
Classe 2 – Veículos para observação e transporte de pequenas cargas.
Classe 3 – Veículos para trabalhos gerais a nível de intervenção (Work class).
Classe 4 – Tratores submarinos (trenchers) ou enterradores de cabos e linhas.
Classe 5 – Protótipos ou veículos em desenvolvimento.
Os veículos Submarinos além de realizar filmagem com utilização de câmeras de TV de altíssima tecnologia, tem como uma de suas atividades principais a realização de intervenção durante as fases de perfuração, completação e produção de poços de petróleo.Assim como trabalhos de construção submarima como instalação de dutos flexíveis e rígidos , manifolds de produção e outros equipamentos de forma a viabilizar o escoamento e produção de óleo e gás.
Alguns exemplos de intervenções praticadas pelos ROVS são: corte de cabos, abertura de válvulas e manuseio de equipamentos no fundo do mar com a utlização de manipuladores mecânicos (braços) e ferramentas especiais, tudo isso feito de forma remota da superfície.
Estes veículos Submarinos, são instalados em plataformas ou embarcações especias marítimas que possuem um sistema capaz de mantê-las na mesma posição no mar através da atuação de sistemas hidroacústicos e satélites ligados a computadores, permitindo com que este tipo de operação realizada com os ROVS seja praticada de forma estável e segura.