Aberta inscrições para cursos gratuitos de qualificação em Macaé

Continuam abertas as inscrições para os cursos gratuitos de qualificação oferecidos pelo projeto “Escola em Ação”, em parceria com a secretaria de Educação. São oferecidas 40 vagas para as áreas de Caldeiraria (no Colégio Municipal Engenho da Praia), Pintura Industrial (Colégio Municipal Lagomar), Elétrica (Colégio Municipal Botafogo) e Pintura Geral (Colégio Municipal Eraldo Mussi). As inscrições seguem até sexta-feira (18) e estão sendo feitas nas escolas correspondentes a cada curso.
As aulas terão início no próximo dia 21 e serão ministradas de segunda a sexta nos horários das 18h30m às 22h, com duração de três meses. Os cursos serão ministrados por instrutores das empresas parcerias (Grupo Odebrei, do qual faz parte a empresa Odebredtch) A secretaria de Educação, por meio do CETEP (Centro de Ensino Tecnológico e Profissionalizante), fará a certificação dos formandos. A carga horária é distribuída entre aulas práticas e teóricas além de práticas de cidadania, comportamento, matemática e língua portuguesa. Cerca de 75% das pessoas qualificadas têm conseguido colocação. Mais 450 jovens já se formaram pelo programa.
O “Escola em Ação” tem como objetivo oferecer novas perspectivas e oportunidades a jovens em situação de vulnerabilidade a serem implementadas nas escolas da rede pública municipal. Firmada há dois anos, a parceria atende quatro colégios da rede onde, aos finais de semana, as escolas são abertas para a comunidade receber o projeto.
Quem já foi assistido pelo programa afirma que a iniciativa tem mudado a sua vida. Luiz Felipe Alves, de 18 anos, e Evandro de Souza Gomes, de 20, são dois dos jovens que seguiram os cursos de qualificação profissional. Com o curso eles conseguiram sua primeira oportunidade de trabalho com carteira assinada. “Minha vida melhorou bastante”, garante Evandro, que completou o Ensino Médio. “Eu procurava emprego, mas estava difícil. Com o curso, dei o primeiro passo no mercado de trabalho. Estou aproveitando todas as oportunidades”, completou Luiz Felipe.
Segundo a secretária de Educação, Marilena Garcia, o projeto tem um papel importante no projeto de combate à criminalidade. “Pesquisas realizadas pela Unesco apontam os finais de semana como os dias mais críticos de violência envolvendo jovens, principalmente em comunidades periféricas, marcadas pela falta de equipamentos sociais, culturais, esportivos e de lazer. Em contrapartida, a escola muitas vezes é o único equipamento público presente na comunidade, além de ser um lugar privilegiado para a formação e socialização dos jovens”, explicou.