Equipamentos de Workover e Pulling

Equipamentos de Workover


Os serviços de workover têm o objetivo de aumentar a produção ou consertar poços existentes. Estes equipamentos são similares aos equipamentos de perfuração, embora sejam menores, atingem a mesma profundidade no poço. Estes equipamentos são utilizados para preencher os poços perfurados ou para consertá-los quando é necessário.
Os equipamentos de workover são utilizados para vedar zonas esgotadas em poços existentes, abrir novas zonas produtoras para aumentar a produção ou ativar zonas produtoras por meio de processos de fraturamento ou acidificação. Também são utilizados para transformar poços produtores em poços de injeção de água através dos quais se faz o bombeamento de água ou dióxido de carbono à formação para aumentar a produção da jazida. Outros serviços de workover incluem consertos importantes no subsolo, como é o caso dos consertos da tubulação de revestimento (casing) ou a substituição de equipamento de fundo do poço que sofreu deterioro.
Os equipamentos de workover são usados no processo de acabamento de poços, que é a preparação de um poço de petróleo ou gás natural recentemente perfurado para que entre na etapa de produção. Este processo envolve o punçamento seletivo do revestimento ou casing para ter acesso às zonas produtoras, eventualmente por meio de estimulação e teste destas zonas e através da instalação de equipamento de fundo do poço. O processo de acabamento de poços normalmente requer desde vários dias até várias semanas, dependendo da natureza e do tipo de acabamento.

 
Serviços de Pulling


Têm a finalidade de remover equipamento do fundo do poço, como a tubulação de produção (tubing), hastes ou bombas e sua substituição quando é necessário. Os serviços de pulling também são utilizados para fixar ferramentas no fundo do poço e para realizar outros trabalhos leves