TERCEIRO POÇO SECO NO PRÉ-SAL

Um dia após a petroleira britânica BG informar que não teve sucesso em sua segunda tentativa de atingir reservas no pré-sal na Bacia de Santos, foi divulgado na imprensa que a Petrobras teria encontrado um outro poço seco, somando um total de três poços secos na área do pré-sal. Dados sobre perfuração de poços da Agência Nacional de Petróleo (ANP) indicam que no bloco BM-S-17, a sudoeste do Pólo de Tupi, não há descoberta de óleo. A informação veio a público, depois que a Petrobras não se pronunciou sobre o assunto. Pela legislação, descobertas de petróleo tem de ser informadas no prazo de 72 horas, coisa que a estatal não fez.
De acordo com relatório da atualização mensal de poços, a sonda Paulo Wolf, da empresa Noble, que estava perfurando o poço, foi retirada do reservatório após terminar os trabalhos e transferida para novas perfurações no BM-S-11, onde estão Tupi e Iara. A tese de que o poço é seco foi confirmada segundo especialistas, em virtude de a sonda ter saído do local e ido para outra locação.
Para o Diretor de Geologia do Departamento de Recursos Minerais do Rio de Janeiro (DRM), Francisco Dourado, o terceiro poço seco nada vai interferir no setor. “O impacto é nenhum. A indústria do petróleo é extremamente madura e sabe que o índice de sucesso na região é alto. Grandes descobertas ainda estão por vir. Por isso, ao meu ver, não haverá nenhum recuo nos investimento devido a esse poço seco”, ressaltou o geólogo.
Mas para Francisco, é necessário ficar atento ao que é dito pelo Ministro Edson Lobão e pelo presidente Lula. “Os investidores sabem muito bem que o baixo risco alardeado pelo Governo Federal é puro marketing. Não existe o risco zero na prospecção de petróleo. Esse discurso é apenas uma forma de justificar a política de centralização dos recursos dos Royalties e da Participação Especial nas mãos da União”, afirmou Francisco.
A Petrobrás não confirma que o poço no BM-S-17 era seco. De acordo com a estatal, a sonda continua no mesmo local, embora os dados da ANP informem o deslocamento. A estatal informou que foi necessário reiniciar a perfuração do poço por questões operacionais. Até agora, dos 15 poços perfurados pela Petrobrás na Bacia de Santos, todos tiveram sucesso.
O primeiro insucesso veio da empresa americana Exxon, que divulgou em junho que o poço perfurado no bloco BM-S-22, na área de Guarani, não encontrou nenhum reservatório de petróleo. O bloco concentra as maiores expectativas dos geólogos por causa dos estudos sísmicos realizados no local que apontam elevadas possibilidades de acumulações na área. Em relatório divulgado logo após o anúncio das reservas potenciais de até 8 bilhões de barris, o Credit Suisse chegou a estimar as possibilidades do bloco em 15 bilhões de barris.
Após um mês da divulgação do primeiro poço seco no pré-sal, foi a vez da petroleira britânica BG, anunciar ao setor que poço Corcovado 2, no bloco exploratório BM-S-52, resultou seco, com apenas indícios de gás natural em escala não comercial. Ao contrário do bloco BM-S-22, o bloco BM-S-52 está na "franja do pré-sal", região de águas mais rasas, na periferia de Tupi. Em nota, a BG informou que "indícios de gás" foram encontrados, mas análise subsequente não confirmou a presença de hidrocarbonetos. Segundo a empresa, uma avaliação completa dos resultados continua em curso.
Fonte: nicomexnoticias